quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Atividade em sala de aula 21/08/2019 - Desafio ao Grupo Empreitada


Convidamos o grupo Empreitada a responder as seguintes questões referentes ao texto "História e Arquivo: Interfaces":


1) O autor comenta em seu texto sobre como alguns historiadores realizam suas pesquisas e a forma com que estes utilizam os documentos de arquivo. Segundo ele, muitos pesquisadores se aproveitam do documento apenas para ilustrar o seus pressupostos teóricos iniciais. A partir disso, como deveriam se dar as etapas de pesquisa e qual a importância do documento de arquivo nesse processo?

2) De que forma o arquivista deve adotar a “imparcialidade” no exercício de seu trabalho?

3) O que são séries documentais?




Disponível em: http://gpaf.info/dtd/hist_arq.pdf

segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Atividade em sala 19/08/2019 - Rótulos no Acervo do Arquivo Nacional

       Rótulos no Acervo do Arquivo Nacional


No dia 19 de Agosto de 2019, a escritora Tassia Verissimo publicou no site do Arquivo Nacional uma curiosidade sobre a importância de acervos de rótulos de produtos comercializados no Brasil entre os anos 1939 a 1972. Esse acervo de rótulos presente na Coordenação Regional do Arquivo Nacional em Brasília - COREG, mostra as mudanças que alteraram significativamente os hábitos alimentares e as práticas culinárias, que estão sempre evoluindo no Brasil. 


Os rótulos tiveram exposição fora do país, inclusive, entre 29 de junho e 31 de julho de 2018, no Centro de Estudios Brasileños Palacio de Maldonado Plaza de San Benito, em Salamanca na Espanha, chamada Sabores do Brasil: tradição e inovação alimentares (1940-1970).

Por esse caráter mais expositivo e demonstrativo a notícia tem um apelo mais museológico que arquivístico, mas não deixa de ser um registro histórico para a indústria que inseria aqui produtos de seu país de origem influenciando culturalmente o nosso, demonstrando quais eram as normas de regularização de rotulagem no Brasil à época. 

E para conhecimento público de como se chegou ao padrão que temos hoje, em que regulamentos estabelecidos desde 1999 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ajudam a dar mais clareza e transparência para as informações nutricionais contidas em produtos alimentícios, trabalho importante inclusive para garantir a segurança alimentar dos consumidores.


Disponível em: 

Atividade 19/08/2019 - Blogs relacionados à temática do Grupo ArquiFood

BLOGS CORRELACIONADOS




PALADARQ - Assim como o "Paladarq", o Arquifood irá utilizar a culinária juntamente com a diplomática e tipologia documental, trazer assuntos relacionados a alimentação, assim como receitas, reportagens e vídeos.



LANCHONETE DO ROBERTO - O Arquifood tem em comum com a "Lanchonete do Roberto", a possibilidade do cliente fazer reclamações e sugestões, publicar notícias sobre alimentação e a disponibilização de algumas notas fiscais para demonstração das especificações dos documentos.


PAPEL MANTEIGA - Bem como o "Papel Manteiga" o Arquifood fará  análise de currículos para contratação de futuros colaboradores da empresa, terceirização de serviços adicionais (fornecedores de produtos, empresas responsáveis pela reforma da loja, etc).




CERVEJA DIPLOMÁTICA - O Arquifood compartilha do mesmo objetivo do “Cerveja Diplomática”, se preocupando com a regulamentação das atividades desenvolvidas  no ambiente, de seu funcionamento, e do preparo dos alimentos fornecidos pela empresa.



MIL GRAU - Devido a grande demanda pela inserção do cpf nas notas fiscais eletrônicas, o arquifood, assim como o "Mil Grau" abordará a importância da contribuição dos estabelecimentos e dos consumidores nessa prática, que visa a transparência e beneficia ambas as partes.