Conceitos Introdutórios - O que você precisa saber!
Vamos recomeçar do zero? Se você ainda não está familiarizado com os conceitos que trabalhamos ao longo desse semestre não precisa se preocupar, iremos explicar cada um deles da melhor forma possível, okay?
E quando dizemos que vamos começar do zero é porque iremos! O primeiro de todos tem total relação com tudo o que produzimos nesse blog… Você sabe o que é Arquivologia? Ou o que um arquivista faz? O Dicionário de Terminologia Arquivística define arquivologia como a disciplina que estuda as funções do arquivo, os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda e preservação utilização dos arquivos e Arquivista como o profissional de nível superior, com formação em arquivologia e experiência reconhecida pelo Estado.
Ainda está meio formal, né?! Então, vamos tentar ser um pouco menos... O arquivista é o principal responsável pela gestão, preservação e restauração de documentos, fotos, filmes, textos históricos e tantos outros registros. Nós, enquanto futuros arquivistas, estaremos em instituições públicas ou privadas, ONGs, associações e até mesmo em grupos artísticos organizando documentos e tornando-os acessíveis a quem deles precisar. Tem profissão melhor que essa?!
Avançando um pouquinho mais nos nossos conceitos, que tal relembrar o que é Diplomática e Tipologia Documental?
A Diplomática é uma das ferramentas utilizadas pela arquivologia para analisar formalmente e individualmente um documento. Como assim? É através da Diplomática que conseguimos compreender as características básicas e essenciais que os documentos possuem. Em uma simples análise, por exemplo, temos a chance de identificar o que cada documento é e quais os procedimentos técnicos mais adequados para o seu tratamento. Tal ferramenta surgiu com a necessidade de identificar a autenticidade de documentos medievais relativos à comprovação de posses de terra e títulos de nobreza. Por sua vez, a Tipologia Documental se preocupa com a análise dos tipos documentais, mais precisamente em entender qual configuração toma determinado documento a partir da atividade que o gerou. Resumindo: a Tipologia Documental procura sistematizar as informações sobre as atribuições do órgão produtor e, também, identificar e avaliar os tipos documentais deste. A identificação do órgão produtor é elaborada a partir do estudo das atribuições do órgão, como regimentos internos, estatutos de funcionamento e decretos de criação, de onde são extraídas as competências, funções e atividades das unidades que são selecionadas como produtoras de documentos relativas às atividades-fim da instituição.
Conceitos claros? Agora, vamos entender um pouquinho sobre os motivos que nos levaram a falar sobre alimentação, comida e restaurantes. A princípio, a principal razão para a escolha do tema era a necessidade de conseguir colocar em prática de forma mais simples os conhecimentos adquiridos na disciplina ministrada pelo professor André Porto, o fato da família de uma das integrantes do grupo ter um restaurante nos ajudaria bastante! Apenas no decorrer do semestre pudemos perceber que o tema escolhido era muito mais rico e abrangente do que o esperado. O Grupo Arquifood nasceu pela necessidade de se entender melhor a diplomática e a tipologia documental, mas acabou nos proporcionou discussões necessárias relacionadas a alimentação saudável, alimentos ultraprocessados e agrotóxicos. Nosso grupo foi criado através do documento abaixo, dê uma olhadinha nele:
DOCUMENTO DE CRIAÇÃO DO GRUPO ARQUIFOOD
Declaramos para os devidos fins a criação do blog, elaborado para o desenvolvimento das atividades relacionadas à disciplina Diplomática e Tipologia Documental. O grupo representa a empresa de consultoria arquivística Arquifood, responsável pela gestão documental de grandes e pequenas empresas no ramo alimentício que, por sua vez, gerencia o acervo documental do restaurante Pimenta de Cheiro. Através deste documento, os membros Júlio Mesquita, Letícia dos Santos, Ronilson Medianis, Suzann Crystyny e Thaíssa Moreira aceitam cooperar na realização das práticas propostas pela disciplina.
Durante o semestre fomos desafiados a criar uma empresa fictícia que pudesse gerir os documentos criados durante o semestre. Nosso grupo pensou, pensou e pensou… A decisão foi unânime, o nome escolhido para nossa empresa foi Pimenta de Cheiro. Dois dos documentos mais legais que criamos foram o documento de criação e a nota fiscal. Os dois documentos estão demonstrados logo abaixo:
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